Com pouca luz e sem tripé

Os batimentos cardíacos e a respiração fazem com que o corpo humano se movimente mais do que se imagina, conforme explicado no artigo “Nitidez à Mão Livre”. Assim, a câmera também se movimenta durante o clicar da foto, o que pode resultar numa imagem “borrada”, a ser evitada. Bem… ao menos normalmente, já que em se tratando de fotografia, não há regras absolutas. Para se tirar fotos profissionais, uma das dicas é dar estabilidade praticamente total à máquina, mas para…

0
Read More

O valor da ISO

Não é raro sairmos para o campo num dia ensolarado e o tempo fechar. Ou termos que tirar fotos em ambiente fechado, onde a luz natural daria um toque de criatividade à imagem, que seria perdido com flash. Uma das mais simples técnicas para fotografar numa situação assim é a regulagem ISO*, disponível em câmeras reflex ou compactas de boa qualidade (cheque o manual da sua máquina). Quem já usou câmera analógica sabe que tinha que decidir qual a ISO (ou ASA) do…

0
Read More

Como ganhar um concurso fotográfico

Após ser honrado de ter algumas fotos premiadas e escolhidas para integrar exposições, este escriba identificou dez pontos que contribuíram para isso. Em resumo, o que se precisa é de uma ótima foto e que seja adequada para a ocasião. Mas o que é necessário para consegui-la? Seguem as dicas fundamentais: 1. Conheça e obedeça o regulamento Nenhuma das dicas seguintes será de utilidade se você não seguir esse primeiro mandamento. Por melhor que seja a foto inscrita, ela será…

0
Read More

Dunas e lagoas

Nesse post você conhecerá paisagens de tirar o fôlego dos Lençois Maranhenses. Inclusive de locais diferentes daqueles mostrados no fotovideo do parque nacional. No mapa aqui mostrado são indicados os lugares documentados, que incluem Santo Amaro, a qual ainda não havia sido visitada, Atins e as lagoas Bonita e Azul. Na ocasião também foram tiradas fotos aéreas à moda antiga, ou seja, de avião mesmo, como por exemplo a mostrada abaixo. Abraços, Pedro Trindade   Siga-nos também no Instagram. Outros…

0
Read More

Fotografar a natureza em casa

Na documentação de trabalhos científicos, volta e meia nos deparamos com a necessidade de fotografar espécimes, instrumentos etc.  Embora devamos estar preparados para fazer isso em campo, consegue-se melhores resultados, em geral, no laboratório, escritório ou mesmo em casa. Somente assim é possível exercer total controle sobre as condições do ambiente, de forma a permitir a aplicação das melhores técnicas para fotografar. Para um desempenho satisfatório, recomenda-se praticar a fotografia de natureza morta, a qual possibilita interessantes experiências com iluminação,…

0
Read More

A fotografia digital e o indispensável back up

Uma das exigências da era digital é a realização periódica de cópias de segurança de arquivos, ou back up. Isso porque, seja por acidente, furto ou simplesmente uma pane do seu computador, mais cedo ou mais tarde você  os perderá inexoravelmente, caso não tenha tido o devido cuidado. Embora o material perdido possa, as vezes, ser reposto, isso não se aplica às suas fotos, pois cada uma delas foi capturada em um momento que não se repetirá. Assim, é fundamental utilizar…

0
Read More

Foneografia de Outono-Inverno

Que tal fazer hoje fotos com aspecto de outono? O convite parece tardio, mas há uma saída, se você se apressar, recorrendo a Amendoeira-de-praia ou Terminalia catappa, árvore da família Combretaceae surgida na Índia e típica do nosso litoral. Nesta época do ano as folhas da amendoeira ficam amareladas, em seguida avermelhadas, depois caem pelo chão formando um belo tapete, embora isso leve à loucura os garis e demais varredores de plantão. Não fica como no outono europeu, é claro, mas…

0
Read More

Três facetas fundamentais da luz

Um dos requisitos da boa fotografia é o conhecimento da luz em vários aspectos, sendo recomendável, para começar, o entendimento de três deles, considerados principais: Brilho, cor e contraste. Brilho Esta pode ser considerada a mais importante qualidade da luz, no que diz respeito à fotografia, na medida em que uma luz sem brilho suficiente impossibilita tirar fotos. Em princípio, quanto mais brilhante, melhor a luz. Assim, uma luminosidade superior à mínima necessária para se capturar uma imagem, provavelmente resultará numa foto melhor.…

0
Read More

Renasce um bairro do Rio Antigo

A exemplo do ocorrido com outros portos do Brasil e do mundo, que foram revitalizados, a zona portuária do Rio encontra-se em fase de profundas modificações. Esse processo vem valorizando aspectos muito antigos da região, particularmente no bairro da Saúde, que teve o histórico Cais do Valongo exposto por escavações arqueológicas (balão 1 do mapa ao lado, extraído da pág. Circuito da Herança da Cultura Africana). Curiosidades e fotos do bairro da Saúde – Estima-se que mais de 500 mil africanos escravizados desembarcaram no Cais do…

0
Read More

Paraíso Urbano

Este escriba se despede do Rio com fotos, como não poderia deixar de ser, que incorporam diferentes técnicas para fotografar. O local escolhido para o bota-fora fotográfico foi a extraordinária Floresta da Tijuca, parte integrante do Parque Nacional de mesmo nome. Conforme contado em outro blog, não se trata como muitos pensam da maior floresta urbana do mundo, mas me arriscaria a dizer que se trata da mais charmosa. Lembrando, ainda, que uma das 7 maravilhas do mundo atual encontra-se no…

0
Read More

 

          © Ecoclics 2018.