Como ganhar um concurso fotográfico

 

Editor do Ecoclics recebe premiação do Superintendente de Turismo de Rondônia

Após ser honrado de ter algumas fotos premiadas e escolhidas para integrar exposições, este escriba identificou dez pontos que contribuíram para isso. Em resumo, o que se precisa é de uma ótima foto e que seja adequada para a ocasião. Mas o que é necessário para consegui-la? Seguem as dicas fundamentais:

1. Conheça e obedeça o regulamento

Nenhuma das dicas seguintes será de utilidade se você não seguir esse primeiro mandamento. Por melhor que seja a foto inscrita, ela será desclassificada de imediato, caso seja violado qualquer item do regulamento do concurso. Assim, é importante que ele seja cuidadosamente lido, relido e interpretado. Sempre o imprimo e uso uma caneta do tipo marcador para ressaltar os requisitos principais, tais como, tema, prazo para inscrição, forma de apresentação da foto e critérios de julgamento.

2. Respeite o tema

Esse conselho é na realidade um desdobramento da primeira dica. É portanto, um requisito fundamental para que sua foto venha a ser analisada. Procure ir além da definição que consta do regulamento, tentando entender o que o criador do concurso imaginou ao definir a sua temática, de forma a satisfazê-lo

3. Reflita

Uma vez considerados as regras acima, deve-se gastar um bom tempo pensando sobre o tipo de imagem que melhor as atenda. Nessa fase é de grande utilidade efetuar pesquisas (viva a Internet!) usando palavras chave relacionadas com o tema e, se for o caso, o lugar em que a foto deve ser tirada. É bem provável que você consiga imagens (não se restrinja a fotos) que lhe servirão de inspiração. Estude-as cuidadosamente, mas não perca muito tempo com clichês, que não costumam ser bem aceitos pelos juízes de concursos, cujo critério de julgamento inclui originalidade.

4. Transmita emoção

Sua foto deve obrigatoriamente… emocionar! Ao planejar sua obtenção, você deve usar seu cérebro, mas ao clicar, dê atenção ao seu coração. O problema é que mesmo estando emocionados, frequentemente esse sentimento não é transmitido para o leitor da foto. Para contornar essa dificuldade temos que nos abstrair de quatro dos cinco sentidos. Em fotos de natureza, por exemplo, ouvimos o canto dos pássaros, sentimos o cheiro das plantas e assim por diante. Ao analisar uma imagem, todavia, nosso leitor se restringirá a usar a visão e você deverá levar isso em conta. Outra dica é incluir um ser vivo na foto, especialmente gente. Nesse caso, você poderá ter que obter autorização do retratado para usar a imagem.

 5. Busque a perfeição técnica

Outro critério de julgamento é o atendimento a questões técnicas. Naturalmente, a foto a ser inscrita deve ter sido perfeitamente exposta, focada e estar nítida, embora existam exceções. Estude, faça cursos e invista num bom equipamento. Em concurso promovido pelo Governo do estado de Rondônia em que este editor foi bem sucedido, por exemplo, a foto selecionada, obtida com câmera reflex, foi ampliada (60cmx90cm) satisfatoriamente. O resultado seria inadequado, entretanto,, caso tivesse sido tirada com celular.

6. Privilegie a estética

Imagine-se fazendo parte da comissão julgadora de um concurso. Entre duas fotos que atendessem a todos os requisitos acima, qual você escolheria? Uma bonita ou uma feia? A resposta é óbvia, não? Trata-se de uma questão meio que subjetiva (o que é o belo?), mas a contemplação de obras de arte clássicas e o uso de técnicas de enquadramento e composição o levarão a tirar fotos que atendam a padrões estéticos tradicionais.

7. Fotografe frequentemente

Praticar, praticar e praticar. Esse é o melhor conselho para obter fotos de boa qualidade. Você nem precisa ter grandes expertise fotográfica para conseguir excelentes fotos se seguir esse conselho. A qualidade acaba vindo da quantidade.

8. Mantenha um banco de fotos

Não basta sair por aí clicando freneticamente. É necessário armazenar de forma sistemática e adequada o material produzido, o que inclui a realização de cópias de segurança, o chamado backup. Sem ele suas fotos fatalmente se perderão. O Lightroom é um sensacional banco de dados, pois facilita muito tanto o processo de arquivamento como a localização de fotos. A propósito, na maioria esmagadora dos concursos em que fui bem sucedido, disponha previamente em arquivo das fotos premiadas.

9. Obtenha opiniões

Então, você chegou à conclusão que dispõe de, digamos, meia dúzia de fotos com chance de serem premiadas. Mostre-as pessoalmente a amigos e parentes e observe suas reações ao contempla-las. Peça também opiniões de fotógrafos e de artistas plásticos. Também estamos a sua disposição se quiser. Aquela que provocar o maior número de reações favoráveis, certamente terá mais chances de sucesso.

10. Crie um título interessante

Finalmente, é desejável que você dê um nome à foto escolhida. Na realidade, na maioria dos concursos isso é imperativo, pois faz parte do regulamento. Na dúvida entre sua foto e a de um concorrente, provavelmente o juiz dará seu voto àquela com o título mais instigante e criativo. Uma curiosidade: num concurso para países da América Latina, considerando que era promovido pela rede americana TNT, apelei e usei um título em língua inglesa. Coincidência ou não, resultou no maior prêmio recebido por este blogueiro.

Desejo-lhe muito sucesso!!!

Forte abraço,
aprender fotografia Assinatura_branca

Deixe um Comentário



oito × = 32